A norma determina que todas as empresas registradas nessa modalidade serão automaticamente transformadas em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
02/09/2021
    A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) foi criada pela Lei 12.441/2011. Ela apresentada a possibilidade de ser constituída por um único sócio, além de o proprietário não ter o patrimônio pessoal afetado pelas dívidas da empresa. A organização seria a única responsável pelo cumprimento de seus deveres e direitos.
    Entretanto, no dia 27 de agosto, foi publicado pelo Diário Oficial da União a Lei 14.195/21 que prevê o fim da EIRELI.
    A norma determina que todas as empresas registradas nessa modalidade serão automaticamente transformadas em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
    Por muito tempo, a modalidade EIRELI atraiu micro e pequenas empresas, por ser um modelo mais simplificado de negócio. Ela exigia que o capital social não fosse inferior a 100 salários mínimos, e proibia o sócio de constituir outras pessoas jurídicas da mesma modalidade. Com a determinação de transformá-las em SLU, haverá alteração nestes entraves.
    Para saber mais, entre em contato com a Contabilidade Starosky.
Fonte: Portal Contabil SC.
Estamos passando por momentos de mudanças e instabilidade em vários setores e é normal donos de negócios ficarem com dúvidas sobre como conduzir sua equipe. Segue algumas sugestões do que fazer ou não nesse momento.
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial criada em 2008 que tem como objetivo colaborar para a formalização das pessoas que trabalhavam por conta própria e não tinham amparo legal para o exercício de suas funções profissionais.
Essa medida possibilita que empresas em dívida com o Fisco estadual possam refinanciar eventuais débitos fiscais gerados durante a pandemia