Essa medida possibilita que empresas em dívida com o Fisco estadual possam refinanciar eventuais débitos fiscais gerados durante a pandemia
26/07/2021
O governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou a lei que cria o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC/2021), que entrou em vigor no dia 20 de julho. Essa medida possibilita que empresas em dívida com o Fisco estadual possam refinanciar eventuais débitos fiscais gerados durante a pandemia. Com o Prefis, essa redução pode chegar a 90% do valor das multas e juros.
Com a determinação, podem ser regularizados débitos dos Impostos sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD); e propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Para o ICMS, entram créditos tributários, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, com descontos que variam de 25% até 90%. Com o ITCMD, contribuintes cujos créditos tributários tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2020, inscritos ou não em dívida ativa, poderão participar. A redução sobre multas e juros poderá ser de 70% ou 90%. Contribuintes com IPVA atrasado, que tenham sido gerados até 31 de dezembro de 2020, o desconto será de 90% com pagamento em cota única até 31 de agosto de 2021.
Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a Contabilidade Starosky e tiraremos suas dúvidas.
Fonte: Governo de SC.
Estamos passando por momentos de mudanças e instabilidade em vários setores e é normal donos de negócios ficarem com dúvidas sobre como conduzir sua equipe. Segue algumas sugestões do que fazer ou não nesse momento.
Cerca de 16 milhões de contribuintes serão beneficiados pela novidade
Governo de SC mantém alíquota zero do ICMS para agrotóxicos até o fim do ano! As informações são do portal NSC Total: