Foi divulgado pelo ministro do Trabalho e Previdência e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, que 23 milhões de trabalhadores brasileiros terão direito ao pagamento do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep).
12/01/2022
A consulta pode ser feita a partir do primeiro dia de fevereiro, e a quantia total chega a RS 21,82 bilhões. A liberação dos depósitos acontecerá a partir do dia 08 de fevereiro para colaboradores da iniciativa privada (PIS) e no dia 15 para quem é do setor público (Pasep).
O valor será pago tanto pela Caixa quanto pelo Banco do Brasil. Pela Caixa, quem tem o Caixa Tem ou conta corrente da instituição, receberá automaticamente pelo aplicativo. A Caixa realizará o pagamento de 22 milhões de brasileiros, totalizando R$ 19,5 bilhões.
Já o Banco do Brasil, realizará o pagamento de mais de um milhão de depósitos, totalizando R$ 2,32 bilhões.
A consulta pode ser realizada no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br, na aba benefícios e abono salarial.
Cerca de 107 mil trabalhadores podem ter o saque antecipado, independente do mês de nascimento. Essa liberação é em decorrência dos acontecimentos recentes nos estados de Minas Gerais e Bahia.
Para saber mais, entre em contato com a Contabilidade Starosky.
Foi divulgado nesta semana pelo Senado que no dia 09 de dezembro, o Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia (PL 2.541/2021). A medida, a princípio, valeria apenas até o fim de 2021, com a prorrogação, valerá até o fim de 2023. A projeto vai agora para sanção presidencial.
Flexibilização da CLT exige RH com perfil estratégico e negociador
Intenção é que os contribuintes que optaram pelo Simples Nacional possam regularizar possíveis pendências financeiras com a união, estado ou município.